Jogos sociais podem alimentar motor narrativo da Teoria dos NewsGames


Os jogos sociais podem funcionar como bases narrativas para alimentar o megamotor narrativo proposto pela Teoria dos NewsGames. Os jogos sociais são games jogados em massa, a exemplo dos MMOGs – Massively Multiplayer Online Games. Mas aqui o termo composto tem seu significado ampliado e também passa a ser encarado como suportes lúdicos de comunicação baseados em redes sociais, como Orkut, FaceBook, MySpace, entre outros tantos espalhados pela rede. A questão é integrar todas essas redes sociais em interfaces distintas de jogo que use toda a internet como forma de entretenimento e, sobretudo, de mobilização social em torno de causas sociais comuns, por meio da troca de informações emuladas a partir desse tipo de narrativa. A campanha Hora do Planeta é um exemplo de game social com objetivo de mobilização mundial de pessoas e comunidades contra o aquecimento global. A idéia de um game social com base em redes sociais além da cibervadiagem é bastante plausível, afinal, a arquitetura da Internet em si já nasceu para funcionar como um grande game social. Mesmo com dados partindo de várias partes do mundo, a web consegue promover o encontro de pessoas e a troca de informações numa mesma interface midiática. O jogo brasileiro Taikodom é experimento de game massivo social on-line, que combina a emoção dos games massivos e a atividade social dos mundos virtuais. Já a comunidade Doof amplia mais o seu universo de ação ao funcionar como uma rede social de jogos online. Tal como outras redes sociais na Internet, a Doof permite partilhar interesses comuns sobre jogos, convidar amigos para vivenciar essa nova experiência, teclar como no MSN, além de poder jogar bons jogos online.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

L'Europa stimola giochi come disciplina, piacere ed intrattenimento sociale

Launching version 1.0 of the pilot of the Social Medal Parking App in Brazil

Teoria dos Newsgames — Episódio 9